Objetivo

Resgatar meninos em condição de risco social, promover-lhes a reintegração ao convívio em sociedade, com formação humana nas dimensões familiar, religiosa, educacional, esportiva e profissional, durante o longo período em que os acolhidos serão moradores da instituição, arcando com os respectivos gastos com alimentação, vestuário, saúde, material escolar, calçados, higiene e limpeza.

Os adolescentes abrigados possuem possibilidades mínimas de adoções ou guardas judiciais e, ao completarem a maioridade, precisam ser desligados desta instituição já escolarizados e gerando suas próprias rendas no mercado de trabalho.

Perfil da entidade

A modalidade de acolhimento Casa Lar visa estimular o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, promover hábitos e atitudes de autonomia e de integração social. A principal diferença entre a modalidade Casa Lar e Abrigo Institucional, além do menor número de adolescentes atendidos, está na presença do educador residente – pessoa que reside na Casa Lar juntamente com os adolescentes atendidos, sendo responsável pelos cuidados e pela organização da rotina da casa. A presença deste educador visa proporcionar estabelecimento de uma relação estável no ambiente institucional, uma vez que o educador residente ocupa um lugar de referência afetiva constante, facilitando o acompanhamento da vida diária/comunitária dos adolescentes (reuniões escolares, festas de colegas, etc), diferente do que ocorre no Abrigo Institucional, onde há maior rotatividade diária de educadores. Desta forma, a presença do educador residente proporciona uma rotina mais flexível na casa, menos institucional e mais próxima a uma rotina familiar.

Atendimento

A Casa Lar Walter Souza Barcellos tem capacidade de acolhimento para 15 adolescentes do sexo masculino com idade entre 12 anos a 18 incompletos. Atualmente encontram-se acolhidos 7 adolescentes nesta faixa etária.
Localização e contatos
Endereço: Rua Deolindo Perim, 75 – Itapuã – Vila Velha – ES.
Telefone: (27) 99590-1510 / (27) 99202-1299 / (27) 3319-9973

www.casalarwsb.org
casalarwsb
paulodiniz05@gmail.com
casalarwsb@gmail.com