Saiba como ajudar a Fazenda da Esperança

A Fazenda da Esperança é a primeira entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz em 2020. Conheça essa linda obra e ajude a realizar a mudança na vida de muitas pessoas.

Fazenda da Esperança

Objetivo

A Fazenda da Esperança acolhe, há 27 anos, pessoas com idades entre 18 e 59 anos, que desejam livremente se recuperar de drogas, álcool e tantos outros tipos de vícios.

Metodologia

  • O método de tratamento é baseado seguinte tripé:
  • Convivência em família;
  • Trabalho como processo pedagógico;
  • Espiritualidade para encontrar um sentido de vida.

A Fazenda da Esperança é uma escola de relacionamento que acolhe pessoas de qualquer denominação religiosa, ou mesmo que não professam nenhuma fé.

Quem pretende enfrentar o desafio do processo pedagógico, que tem duração de 12 meses, dá o primeiro passo mediante uma carta escrita de próprio punho, manifestando os motivos da sua vontade de buscar vida nova.

O candidato recebe uma explicação dos procedimentos e das regras a serem seguidas para se tratar em uma das comunidades da Fazenda da Esperança. No dia da entrevista são exigidos documentos, exames médicos e sobriedade. O acolhimento é feito pela equipe de coordenação local. A recuperação irá depender principalmente da disposição pessoal e da vontade de se recuperar demonstradas pelo candidato. A porteira da Fazenda permanece aberta durante todo o tempo, e permanecer nela dando continuidade à sua recuperação é uma escolha diária feita pelos acolhidos.

Durante os três primeiros meses de permanência na casa, os acolhidos escrevem cartas para os familiares e não têm contato com eles. Passados esses três meses, os parentes dos acolhidos podem fazer visitas, período a partir do qual os relacionamentos são reatados, para superarem juntos os problemas gerados pelas drogas e pelo álcool.

A entidade também faz um trabalho com as famílias, através dos Grupos Esperança Viva (GEV), presentes em oito paróquias do Estado do Espírito Santo, listadas abaixo.

  • Centro Pastoral Paroquial, Centro, Serra;
  • Paróquia São Francisco de Assis em Laranjeiras, na Serra;
  • Paróquia Nossa Senhora das Graças, Nova Bethânia, Viana;
  • Comunidade Santa Inês, Vila Velha;
  • Paróquia São José Operário, Maruípe, Vitória;
  • Paróquia São Geraldo, Domingos Martins.

O GEV é um grupo de autoajuda ligado às Fazendas da Esperança. Eles existem em todo o Brasil. Hoje são centenas de GEV que envolvem milhares de pessoas, que se reúnem para aprofundar a vida e a espiritualidade da Fazenda. Antes, durante e depois do processo de recuperação, os familiares participam do processo, os codependentes também se recuperam com a ajuda dos GEV.

Atendimento

A unidade da Fazenda da Esperança na Serra tem capacidade para acolher 60 pessoas, mas no momento apenas 19 estão sendo atendidos, pois muitas pessoas não conhecem a obra.

Localização e contatos

No Espírito Santo há unidades na Serra, em Alegre e em Colatina. Em Serra e em Colatina as Fazendas acolhem homens, e a unidade de Alegre acolhe mulheres.

No mundo está presente em 23 países e 5 continentes.

Unidade de Serra (masculina)

Endereço da unidade de Serra: Rodovia BR 101, km 253, s/nº, Circuito Muribeca, Serra – ES, CEP 29184-899

E-mail: serra.m@fazenda.org.br

Facebook da Fazenda da Esperança sede Serra: facebook.com/Fazenda-da-Esperan%C3%A7a-Nossa-Senhora-da-Concei%C3%A7%C3%A3o-SerraES-587418908004873/

Escritório da casa de Serra: (27) 99638-3737

Funcionamento: 8 às 12h e 13 às 17h

Unidade de Alegre (feminina)

Endereço: Fazenda São Francisco de Assis – Rodovia Alegre X Cachoeiro, km 03, s/nº, Bairro Caixa D’Água

Telefone: (27) 99985-9020 (Zap)

E-mail: alegre.f@fazenda.org.br

Unidade de Colatina (masculina)

Endereço: Fazenda Santa Luzia – Estrada Córrego São Salvador, s/nº, Distrito 15 de Outubro, CEP 29719-305

Telefone: (27) 99793-0160

E-mail: colatina.m@fazenda.org.br

História da entidade

Na esquina onde os jovens se reuniam para traficar e usar drogas, aproximou-se o jovem Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, com o desejo de viver o evangelho no meio deles. Dessa atitude nasceu a Fazenda da Esperança.

O pároco frei Hans Stapel, franciscano de origem alemã, acompanhou e orientou os envolvidos nessa experiência. Pediu à população de Guaratinguetá que alguém generosamente oferecesse um terreno para que os recuperandos tivessem a possibilidade de se aprofundar nesse novo estilo de vida.

Iraci Leite e Lucilene Rosendo iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá, São Paulo. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

A Fazenda da Esperança Nossa Senhora da Conceição, localizada no Circuito Muribeca em Serra, é a primeira unidade masculina implantada no Estado do Espírito Santo. Suas atividades foram iniciadas no dia 02/06/2012.

Mídias da Fazenda da Esperança

Site: www.fazenda.org.br

Facebook: fazendadaesperanca

Twitter @retornoavida

Canais de transmissão de programas da Fazenda da Esperança

Missa ao vivo

A missa da Fazenda da Esperança é transmitida ao vivo toda quarta-feira às 6h50min pela Rede Vida. São os jovens acolhidos da Fazenda que preparam a liturgia, as músicas da celebração e as experiências de vida contadas no final de cada missa.

Web Rádio

Com a proposta de difundir ainda mais o carisma da Esperança, a Web Rádio Fazenda da Esperança iniciou sua transmissão em 08 de novembro de 2016. Em pouco tempo, este importante canal de comunicação atravessou fronteiras, assim como o carisma da comunidade.

Atualmente, 18 países estão conectados na Web Rádio Fazenda da Esperança. A atração conta com programação 24 horas e conteúdo espiritual e cultural, além de muita música nacional e internacional. Além do site, o acesso pode ser realizado através do aplicativo ou Facebook.