Saiba como ajudar a Fundação Beneficente Praia do Canto

 

Saiba como ajudar a Fundação Beneficente Praia do Canto

Conheça o que é e como atua a Fundação Beneficente Praia do Canto. Visite também nossa área Portal do Voluntário e identifique as demandas por serviços em que você pode ajudar!

 

Localização e contatos

Endereço: Rodovia Serafim Derenzi, n° 5035 – São José (S. Pedro III) – CEP: 29031 -848 – Vitória, Espírito Santo.

E-mail: secretaria@fbpc.org.br

Telefone: (27) 3233-1585

Objetivo

Promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, com base em valores éticos e cristãos, a fim de que se tornem cidadãos íntegros que utilizem seu potencial na construção de um mundo melhor e mais justo.

Perfil da entidade

A Fundação Beneficente Praia do Canto é uma Organização não Governamental e constitui-se em uma sociedade civil de direito privado, fundada pela Igreja Batista da Praia do Canto em 1983 (35 anos de existência). Possui caráter beneficente, filantrópico, caritativo, cultural, artístico, instrutivo, cientifico, literário, recreativo e esportivo.

A região escolhida, grande São Pedro, era nos anos 70 e 80 um bolsão de miséria, onde imigrantes de diversas partes do país construíram seus barracos (palafitas) para viver em condições precárias, sem serviços básicos de primeira necessidade. Hoje a situação do bairro apresenta melhorias significativas, mas ainda possui um quadro de pobreza, exclusão social e criminalidade muito grande, sendo assim, diante da grande carência material e social das pessoas que vivem na região, a Igreja Batista da Praia do Canto decidiu colaborar no sentido de atender às diversas necessidades dessa camada da sociedade, lutando para garantir a inclusão social, a sociabilidade e o desenvolvimento da autonomia, levando-os a buscar a sua própria qualidade de vida, como também favorecendo o acesso à informação e aos direitos sociais. A maioria das crianças da região da grande São Pedro vem de famílias muito empobrecidas, com dificuldade de acesso a bens e serviços disponíveis na sociedade. Isso faz com que tenham uma baixa autoestima porque provêm de um meio social onde a perspectiva de um futuro melhor é escassa ou inexistente.

É nesse contexto social que a Fundação Beneficente Praia do Canto – FBPC concentra esforços, no sentido de fazer com que as pessoas se sintam sujeitos de direitos, cidadãos com potencialidades e autoconfiança. Nossas atividades têm como propósito estimular a criança e o adolescente a pensar, sentir e agir democraticamente primeiro consigo mesmo e depois junto à família.

O projeto apresenta sustentabilidade social, pois é uma entidade de grande importância para a comunidade, que tem cada vez mais procurado a Fundação para deixar seus filhos para que estes não estejam nas ruas, sujeitos à violência, à criminalidade, ao uso de drogas e a outros fatores de risco.

Na região não existe nenhum outro programa como o da FBPC que desenvolva atendimento com jornada ampliada, sendo este muito importante, já que as famílias precisam trabalhar para prover o sustento de seus lares.

O público atendido é de famílias em situação de risco, vulnerabilidade social e situação econômica de baixa renda, que precisa trabalhar e que conta com programas e projetos sociais tais como os nossos para manterem seus filhos em segurança e oportunizar aprendizado e desenvolvimento, evitando que fiquem sozinhos em casa ou nas ruas expostos aos riscos que a rua oferece.

As vagas são disponibilizadas todo início de cada ano. A porta de entrada para os programas e projetos da Fundação é através de encaminhamentos realizados pelos equipamentos da rede socioassistencial e de pais/responsáveis que diariamente nos procuram para por o nome de seus filhos na lista de espera que, por sua vez, possui mais de 300 inscritos aguardando serem chamados.

O processo de rematrícula tem início no mês de novembro. A partir disso, obtém-se o quantitativo de vagas disponíveis para inserção de novas crianças e adolescentes no próximo ano. Temos uma boa articulação com a saúde, educação e assistência do município. Todos os encaminhamentos realizados pela rede são acolhidos prontamente pela instituição.

A Fundação Beneficente Praia do Canto é um dos mais eficientes agentes de transformação e inclusão social de crianças e adolescentes do país com instalações, recursos físicos e humanos de excelência servindo assim de referência para outras instituições.

Atendimento

A capacidade de atendimento é de 132 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 15 anos.

Os beneficiários participam das atividades da Fundação no contraturno escolar e recebem diariamente lanche e almoço.

Trata-se de um trabalho de assistência social, desenvolvido prioritariamente para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos, através de oficinas de Cidadania, Canto Coral, Hip Hop, Esportes de quadra (vôlei, handebol, basquetebol e futsal) Instrumentalização, skate e Jiu Jitsu. Cada oficina é oferecida duas vezes por semana, minimizando a evasão e desinteresse dos alunos, promovendo a descoberta de talentos e habilidades.

Desenvolvem também acompanhamento escolar, este é um serviço que consiste no acompanhamento/desenvolvimento escolar e na sistematização das atividades das crianças e adolescentes com deficiência e/ou defasagem no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma serão ampliadas as possibilidades de aprendizagem, formando pessoas melhores para a vida, além de elevar a autoestima e promover a autonomia, que é o objetivo a ser alcançado neste serviço.

Envolvimento com a comunidade

O envolvimento com a comunidade acontece por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que é um trabalho realizado em parceria com a Rede socioassistencial da Grande Vitória, e que busca assegurar espaços de convívios familiares e comunitários para crianças e adolescentes de 07 a 15 anos de idade, desenvolvendo relações afetivas e sociabilidades eficazes para o desenvolvimento lógico, cognitivo e emocional, através de acompanhamento escolar, atividades esportivas e de trocas de vivências culturais e familiares, para incentivar o desenvolvimento da autonomia das crianças e adolescentes, tais como: levar aos assistidos conhecimentos diversificados, fortalecimento de valores morais – que são oportunidades valiosas para que todos possam exercer seus direitos, entre outros.

Desenvolvem também atividades com os familiares dos assistidos pela Fundação e com as pessoas da comunidade, tais como: cursos profissionalizantes para geração de renda, pensando na independência financeira das famílias, assistidos e pessoas da comunidade, entre outros. Neste sentindo, a Fundação tem também como objetivo realizar encaminhamentos ao mercado de trabalho.

As atividades propostas neste Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são desenvolvidas ao longo do ano, de acordo com calendário de atividades propostas para desenvolver com os assistidos pela Fundação e de acordo com as parcerias que forem sendo firmadas com a rede socioassistencial ao longo do ano.

A entidade possui bom relacionamento com as lideranças comunitárias e demais agentes envolvidos na política de assistência, através de encontros, reuniões, café da manhã, etc.

Às quintas-feiras e aos domingos é desenvolvido um trabalho denominado Portas Abertas, em que a comunidade realiza atividades dentro da entidade.

Manutenção da obra

A Fundação conta com doações de empresas e pessoas físicas, porém a principal mantenedora é a Igreja Batista da Praia do Canto.

Metas da entidade

  • Criar a biblioteca;
  • Promover atividades para os pais – cursos: profissionalizantes, de geração de renda, supletivo.
  • Implantar Informática e Inglês entre as oficinas oferecidas aos beneficiários.

COMPARTILHAR:

4 semanas ago

1

SET