Plano de apoio social do Instituto Americo Buaiz

1. Objetivo

A presente política tem como objetivo definir critérios institucionais para cada modalidade de apoio social estabelecida pelas empresas Rede Vitória e Shopping Vitória, pertencentes ao Grupo Buaiz, adotados nos processos de aprovação sob a responsabilidade do Instituto Americo Buaiz.

2. Elegibilidade

Podem pleitear apoio social instituições do terceiro setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Entidades representativas profissionais como conselhos e sindicatos não se enquadram nesta política.

3. Critérios

A Rede Vitória classifica como mídia social campanhas e peças publicitárias de temática social voltadas ao interesse coletivo e benefício da população em geral, que tenham afinidade com os objetivos do Instituto Americo Buaiz.

A prioridade é a temática ou causa social e não a divulgação de instituições.

Não se enquadram nesta política iniciativas de natureza comercial que estejam relacionadas a eventos, campanhas e promoções nas áreas de esporte, cultura, serviços, negócios, etc. Essas demandas deverão ser tratadas pela Área Comercial da Rede Vitória.

Os espaços destinados à mídia social da Rede Vitória não têm qualquer compromisso com a divulgação das marcas dos apoiadores ou realizadores nas peças promocionais veiculadas em TV, rádio e Internet.

Toda e qualquer veiculação de mídia social gratuita ocupa os espaços não comercializados dos veículos Rede Vitória, o que implica na não definição de plano de mídia antecipado.

O pagamento de cachê e direitos autorais das campanhas de mídia social é de responsabilidade da instituição solicitante, não cabendo à Rede Vitória quaisquer ônus em relação aos materiais veiculados.

Todas as peças publicitárias deverão respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e não poderão colocar qualquer indivíduo em situação preconceituosa, constrangedora, desrespeitosa ou de risco.

Todas as peças publicitárias com imagens de crianças e adolescentes até 18 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhadas do termo de cessão e uso de imagem e deverão obedecer às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Instituto Americo Buaiz assinará, a seu critério, as campanhas de apoio social, juntamente com a instituição solicitante.

Todas as peças deverão obedecer às normas reguladoras da propaganda no Brasil, bem como ao Código de Defesa do Consumidor.

As peças já produzidas e pertencentes à entidade deverão ser entregues ou enviadas à Rede Vitória para avaliação técnica com pelo menos cinco dias de antecedência do período de veiculação, contendo o número de registro de ANCINE e comprovante de pagamento das taxas, quando for o caso. O formato dos anúncios será informado previamente pela Rede Vitória no ato da aprovação do pedido, para que sejam feitas adequações, caso necessário, pelo solicitante.

Caso deseje, a instituição do terceiro setor solicitante poderá demandar, por meio de formulário próprio no endereço portalgrupobuaiz.com.br/iab/formulario, a produção dos materiais pela Rede Vitória. Nesse caso, os pedidos serão atendidos dentro da disponibilidade de produção de cada veículo.

4. Modalidades de apoio

O Instituto Americo Buaiz poderá realizar uma ou mais modalidades de apoio listadas abaixo, de acordo com a disponibilidade de recursos e de espaços comerciais e editoriais da Rede Vitória e do Shopping Vitória, podendo também escolher as que melhor se adequarem ao perfil da instituição apoiada e às condições disponíveis na época da celebração do apoio.

4.1. Publicidade nos veículos da Rede Vitória

Criação e/ou veiculação de campanha publicitária, exibida nos espaços não vendidos dos veículos da Rede Vitória e no site do Shopping Vitória.
Pílulas inseridas ao longo da programação de TV e rádio, com informações e esclarecimentos sobre a questão tratada pela entidade apoiada (doença, problema social, problema ambiental, etc).
Disponibilização de informações no portal Folha Vitória, nos espaços editoriais já existentes e por meio de conteúdos e formatos especiais.

4.2. Conteúdo editorial nos veículos da Rede Vitória

O apoio editorial na Rede Vitória não incluirá a divulgação de marcas comerciais nos materiais produzidos e dependerá da disponibilidade de pauta de cada veículo, podendo ser feito através de:

Entrevistas e/ou matérias com a participação de profissionais, voluntários ou beneficiários da entidade.
Cobertura de eventos realizados pela instituição.
Cobertura de ações realizadas por voluntários do Grupo Buaiz na entidade apoiada.
Chamadas, durante a programação de TV e rádio e através de matérias na internet, para ação de apoio à entidade realizada no Shopping Vitória, como também a cobertura da ação.
Especiais, dentro de programas de TV e rádio e nos espaços de conteúdo da internet, sobre a causa trabalhada pela instituição.
Ação promocional durante a programação das rádios.

4.3. Ações no Shopping Vitória

O Instituto Americo Buaiz poderá promover uma ou mais opções de ações das listadas abaixo, em favor da entidade apoiada.

Ação de mobilização de pessoas e/ou recursos, a critério do Instituto Americo Buaiz e com a participação direta ou indireta da entidade apoiada.
Marketing de oportunidade, aproveitando datas comemorativas e/ou datas em que o Shopping Vitória já faça promoções e/ou eventos.
Marketing direcionado, aproveitando os serviços que o Shopping Vitória já oferece para sensibilizar o público que deles faz uso.

4.4. Portal do voluntário

Área inserida no endereço portalgrupobuaiz.com.br/iab, na qual cada entidade apoiada tem a oportunidade de explicitar suas demandas por serviço voluntário, e na qual profissionais do Grupo Buaiz podem se inscrever para realizar os trabalhos demandados, com a orientação do Instituto Americo Buaiz.

4.5. Ação na entidade apoiada

Ação realizada por voluntários do Grupo Buaiz na sede da instituição apoiada, sob a coordenação do Instituto Americo Buaiz.

5. Requerimento

Os pedidos de apoio social devem ser encaminhados ao Instituto Americo Buaiz em nome da entidade a ser beneficiada, através do preenchimento do formulário disponível no site portalgrupobuaiz.com.br/iab/formulario.

6. Avaliação

Os pedidos de apoio social serão submetidos à avaliação do Instituto Americo Buaiz, de acordo com critérios relacionados à abrangência, importância e capacidade de beneficiar a sociedade.

Todas as respostas serão enviadas diretamente para o representante da instituição solicitante e deverão conter os motivos da recusa, quando for o caso.