Associação Albergue Martim Lutero é a próxima entidade apoiada

Dar suporte às pessoas do interior do Espírito Santo que buscam hospitais da Grande Vitória para tratamento médico especializado. Este é o objetivo da Associação Albergue Martim Lutero, próxima entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz. O apoio consiste na promoção da visibilidade da instituição nos veículos de comunicação da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além do estímulo ao voluntariado de colaboradores do Grupo Buaiz e de pessoas da sociedade em geral, através do Portal do Voluntário (portalgrupobuaiz.com.br/iab/portal).

Fundada há 25 anos, A Associação Albergue Martim Lutero atendeu em 2017 mais de 1130 pessoas, oferecendo hospedagem, alimentação e apoio.

Atua em duas frentes:

 

1 – Albergue

Localização: Tabuazeiro, Vitória.

Trabalho desenvolvido: Oferece hospedagem com quatro refeições; apoio no agendamento de consultas e outros procedimentos e acompanhamento pastoral e psicológico; oficinas de artesanato para os abrigados e seus acompanhantes. Tem como característica principal cuidar do ser humano e oferecer-lhe um espaço para refazer e potencializar a vida para hábitos mais saudáveis.

Capacidade de atendimento: 70 leitos.

Equipe: 11 funcionários e 8 voluntários no atendimento direto aos beneficiários.

Programação do Albergue

Segunda-feira: Albergados chegam à instituição

Terça-feira

15h – Artes com Flavia Balarini (voluntária)

Bazar de 08 às 15h – Comercializa itens como roupas e acessórios usados, na sede da entidade em Tabuazeiro.

Quarta-feira: 17h – Culto Ecumênico

Sexta-feira: Albergados retornam para suas casas.

2 – Prevençâo ao câncer

2.1 – Projeto de Atendimento Dermatológico (PAD) – Atua em 11 municípios no interior do Estado. Além do atendimento ambulatorial, faz pequenas cirurgias e, através de palestras, propõe mudanças comportamentais mais saudáveis em relação à exposição ao sol e à alimentação. Realizado junto com parceiros institucionais (Universidade Federal do Espírito Santo, Secretaria de Saúde Estadual e Prefeituras Municipais).

2.2 – Projeto Salve a Sua Pele – O principal objetivo é o rastreamento de câncer de pele em população urbana. Definiu-se como local de atendimento a Igreja Presbiteriana Unida, no bairro Ibes, em Vila Velha.

Via de regra, um sábado a cada mês, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, acadêmicos e equipe de apoio logístico atende em torno de 180 pessoas no ambulatório e faz pequenas cirurgias. Os casos com necessidade de tratamento mais especializado são encaminhados para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

São parceiros institucionais: a Igreja Presbiteriana Unida (IPU) do Ibes, a Associação Albergue Martim Lutero (AAML), a Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e a Ação Diaconal Ecumênica (ADE) – composta pela Igreja Presbiteriana Unida, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Católica, que são responsáveis por coordenar o trabalho, fazer a logística, monitorar, avaliar e planejar as atividades.

Contatos e agendamentos podem ser feitos pelos telefones 27 3225-5386 ou 27 3229-7448.

 

Eventos que vão acontecer nos meses de apoio (abril e maio)

 Abril

 

Programa Dermatológico Salve a Sua Pele

Data: 07 de abril

Local: Igreja Presbiteriana Unida, no bairro Ibes, em Vila Velha.

Formato: Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, acadêmicos e equipe de apoio logístico atende em torno de 180 pessoas no ambulatório e faz pequenas cirurgias. Os casos com necessidade de tratamento mais especializado são encaminhados para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Mutirão PAD (Programa de Assistência Dermatológica) – Serra Pelada (Afonso Cláudio)

Dia 14 de abril às 8h e dia 15 de abril às 12h

Local: Associação Diacônica Luterana (ADL), Av. Valdemiro Nitz, 285, Serra Pelada, Afonso Cláudio, Espírito Santo.

O Programa de Assistência Dermatológica tem como objetivo tratar gratuitamente lesões cancerígenas de pele.

 Maio

Programa Dermatológico Salve a Sua Pele

Data: 05 de maio

Local: Igreja Presbiteriana Unida, no bairro Ibes, em Vila Velha.

Formato: Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, acadêmicos e equipe de apoio logístico atende em torno de 180 pessoas no ambulatório e faz pequenas cirurgias. Os casos com necessidade de tratamento mais especializado são encaminhados para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Festival da Cultura Alemã

Data: 19/05

Local: Shopping Vitória

Formato: Comercialização de produtos típicos, apresentações culturais e de música, entre outros. Divulgação do trabalho desenvolvido pela Associação Albergue Martim Lutero.

Noite Alemã

Data: 25 de maio

Local: Cerimonial Oásis – Rua Dr. Eurico de Aguiar, 855, Santa Lúcia, Vitória.

Desde 2010, a Noite Alemã vem sendo uma fonte de auxílio à captação de recursos, já que todos os serviços oferecidos pela instituição são gratuitos. A temática alemã da festa beneficente foi escolhida justamente pelo seu principal público ser formado por descendentes de pomeranos e alemães – especialmente nos casos de tratamento de câncer de pele.

Público de 450 pessoas. São 50 voluntários envolvidos na preparação da comida e na organização do evento.

Mutirão PAD – Santa Maria de Jetibá

Datas: 26 de maio às 8h e 27 de maio às 12h

Local: São João do Garrafão – Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo.

O Programa de Assistência Dermatológica tem como objetivo tratar gratuitamente lesões cancerígenas de pele.

Serviço

Associação Albergue Martim Lutero

Endereço: R. José Ferreira dos Santos, 25, Tabuazeiro, Vitória – ES, 29043-665.

Atendimento: De segunda a sexta-feira

Horário: 8 às 17h

Telefone: (27) 3225-5386

 


COMPARTILHAR:

3 semanas ago

2

ABR